este ano será o meu 11º ano de magistério. comecei a lecionar aos 19 anos, ainda na segunda fase da graduação em letras. loucura ou coragem? coragem, magistério é coragem.
e nestes 10 anos que se passaram, eu tive alunos das mais variadas idades, raças, credos, e qi's. e HOJE EU ESCRACHAR. vou sacanear geral com a gurizada. tou avisando. não vou citar nomes, é lóoooogico, mas vou classificar. e rotular. e sem crise de consciência. vamos aos tipos:
1. o clássico cdf: nem preciso descrever. todos conhecem.
2. o fagundes: é o puxa-saco que sempre senta na 1ª carteira. não traz mais maçãs, mas adora mostrar, o tempo todo, o zelo que tem pelo material. faz todos os deveres, mas nem sempre acerta. e quanto maior a burrice, maior o puxa-saquismo. alguns permanecem neste estado até o final do ensino médio. não gosto, não. colam feito chiclete. eca.
3. a besha: identificável desde a 5ª série (ou 6º ano), pra quem é bom observador. só senta próximo às meninas, geralmente as patricinhas. são estudiosos e interessados. gostam de participar da aula. e adoram um barraco.
4. a besha de armário: começa a se declarar a partir da 6ª série (ou 7º ano). no meio das intrigas e briguinhas, toma partido, faz aquele barulho, e quando um moleque berra 'cala a boca, sua bicha', viram maaaaaacho! 'bicha é o teu pai', no mínimo. dou risada com as figuras. mas tenho uma peninha... juro! a molecada é cruel, e não perdoa na-da.
5. o moleque: é aquele de 5ª, 6ª série que não quer nada além de uma bola de futebol. adora as aulas de aducação física, e na sala de aula não fica quieto. é brigão, fedido, suado, encrenqueiro. xinga as meninas, e quando pode, passa a mão na bunda das safadeeenhas. eu gosto de alguns deles. até dos mal-educados, desde que sejam bons de briga. sim, porque eu brigo com eles. com o dedo em riste e olhos arregalados. gosto do debate caloroso.
6. a putchenha: ela mesma, a clássica. a safada. desde a tenra 5ª série, dá o ar da graça. vai pra escola com calça legging coladinha e calcinha entalada. adora usar calça branca. enfiadinha, é lógico. e barriga de fora. pena que a maioria é burrinha de dar dó. e a maioria sequer completa o ensino fundamental, porque engravida antes disso. burraldona.
7. a besha assumida: geralmente estas peças só aparecem no ensino médio, quando estão mais seguros. são AS figuras. fazem a sala de aula toda rir com o descaramento. adoooooro, principalmente as beeem venenosas, que cutucam os machinhos só pra ver o efeito colateral, por simples prazer de causar. pena que atrapalham demais o andamento das aulas, a não ser quando são cdf's. ou nerds.
8. o nerd: por incrível que pareça, está meio sumido nestes últimos anos. porque o nerd virou cool. eu acho. são curiosos, tímidos e reservados. é até meio difícil acessar um nerd na sala de aula, porque geralmente eles estão interessados em TUDO, menos na matéria em questão. mas são alunos motivadores e instigantes, o que adoro.
9. o comedor: é aquela figuraaaaa que se acha O GOSTOSO. 'tá vendo aquela ali, professora? já tracei!' hahahahahahaha! crises de riso! nem que tivesse um pinto mágico daria conta de tanta mulher.
10. o metaleiro: é o rebelde sem causa, ainda mais que o rock quase saiu de moda. mas ele se modernizou. cortou o cabelo. usa o cabelo à moda gringa. e é invocado, tem o peito estufado. acha que sabe tudo de música, que conhece todas as bandas, que é o maior speaker da face da terra. dai quando descobre que a professora em questão foi/é/sempre será roqueira, fica mais mansinho. pena que nem sempre a professorinha aqui consegue penetrar no mundinho deles, que é como um clubinho fechado, elitizado. ou são baderneiros, ou são estudiosos. nunca ficam no meio-termo.
11. o que não fede nem cheira: é a massa. digamos, 70% dos alunos. não tem opinião. quando perguntas 'por quê?', a resposta sempre será 'porque não'. ou 'porque sim', nada mais. não leem. não argumentam. não se esforçam o mínimo. não se importam em reprovar, acham normal. não querem aprender, querem apenas que o tempo passe rápido. tenho uma bronca! a preguiça cerebral me enoja! creeedo. se dependesse só deles, não abriria nem o registro da chamada. odeio gente sem opinião, que deixa a vida escorrer pelos dedos, por pura acomodação. acomodação é burrice.
ainda bem que me restam 30% de figuras adoráveis, birrentas, odiáveis, engraçadas, bizarras, mas figuras que não passam em branco. e são estes alunos que fazem com que, todos os dias, eu vá para a escola cheia de novos ideais, de comprometimento, porque educação é algo que merece ser levado à sério. mesmo com pouco dinheiro no bolso.
acho que é isso. se lembrares de mais algum tipo, posta ai ;)
e daqui 9 dias eu completo 30 anos. TRINTA. mas isso merece outro post. tcharãm!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Muito engraçado!!
Adorei o texto, ironia excelente!
Postar um comentário